Movimento pelas Serras e Águas de Minas

Site Oficial do MovSAM

Quem Somos - Movimento

 

O Movimento pelas Serras e Águas de Minas, criado em junho de 2008 no alto da Serra da Piedade (Caeté/MG), é um movimento socioambiental que congrega cidadãos, entidades ambientais e movimentos sociais, de diversas localidades de Minas Gerais. A luta central do MovSAM é a resistência à destruição e ameaças às águas (superficiais e subterrâneas) e às serras (marcos e continuidades do relevo mineiro), principalmente exercida pela atividade de mineração.

A região com maior densidade de conflitos é aquela conhecida como Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, que concentra um dos conjuntos naturais e paisagísticos mais notáveis e singulares do Brasil. Paulatinamente, o Movimento pelas Serras e Águas de Minas vem sendo instado a também atuar na questão da instalação de PCHs (pequenas centrais hidrelétricas) em série, sobretudo em sub-bacias do rio Doce, que nasce na cadeia do Espinhaço, e, na questão minerária, em outras localidades do Espinhaço, a exemplo do Norte de Minas – alvo de uma nova corrida, por minério de ferro e ouro. Assim, começamos atuando no contexto do bioma Mata Atlântica, e o trabalho agora se estende a situações inseridas nos biomas Cerrado e Caatinga.

Somos seres humanos diversos e nossas diferenças não são só pessoais – mas das experiências adquiridas nos lugares de onde viemos e onde cada um vive, participa e é chamado a intervir, para defender o patrimônio coletivo.

A diversidade dos indivíduos e das entidades participantes compõe a bandeira e o movimento. O que nos une é a visão crítica do atual modelo de desenvolvimento, que passa por cima da lei e da dignidade, impondo destruição, ameaças e uma enorme insatisfação com o poder público e com alguns segmentos empresariais, principalmente, mineradores.

A unidade de nossa ação está alicerçada no nosso amor à natureza, no anseio por justiça, na defesa da Vida, na utopia de sonhar um novo paradigma para a raça humana e a vida no Planeta Terra e no trabalho de resistência.

         Nossa integração é apartidária e sem vínculo religioso. Somos solidários a outras causas socioambientais, comunidades, movimentos e lugares ameaçados.

         Sentimos que incorporamos a “mineiridade” em suas raízes históricas de resistência e, talvez por isso, temos muito prazer e orgulho de estar e agir juntos.

© 2017   Criado por MovSAM.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço